Pesquisar
Close this search box.

Dicas para comprar o primeiro carro: saiba como fazer uma escolha com confiança

Conquiste a independência com nosso guia prático de como comprar o primeiro automóvel, inclusive com dicas de orçamento e financiamento.

Comprar o primeiro carro é o sonho da maioria das pessoas que buscam praticidade e independência.

No entanto, a falta de experiência pode tornar essa aquisição um pouco mais difícil. Afinal, é comum surgirem dúvidas do tipo: Que carro comprar? Qual é mais econômico? Qual a melhor opção, carro zero ou seminovo? Será que esse carro é bom? Não está muito rodado?

Por isso, elaboramos um guia completo para te ajudar a superar essas dificuldades, fornecendo informações claras e objetivas sobre cada etapa do processo, desde a escolha do carro ideal até a avaliação das opções de compra e planejamento financeiro.

Entenda suas necessidades para comprar o primeiro carro

Ao decidir comprar o primeiro carro, prioridade deve ser atender às suas necessidades. Isso significa optar por um veículo que se adeque à sua realidade. Portanto, entenda o seu perfil de motorista, focando nas necessidades e não nos desejos.

Por exemplo, se você for dirigir sozinho (a), fazer deslocamentos diários, com poucos passageiros, se locomover em áreas urbanas com vagas de estacionamento limitadas, um carro pequeno pode ser a melhor escolha. Nesse caso, é recomendável optar por um modelo com motor 1.0 e econômico, já que o consumo de combustível pode causar um grande impacto no orçamento.

Mas, se já tem filhos – ou está planejando tê-los em breve -, e gosta de viajar, o ideal é buscar um modelo espaçoso, com um porta-malas amplo, confortável e seguro.

Se a intenção é usar o veículo para trabalhar como motorista de aplicativo, um fator importante na hora da escolha é o espaço interno e o conforto que o modelo oferece. O ideal é escolher uma opção com um interior espaçoso, um porta-malas de boa capacidade e ar-condicionado.

Além disso, faça alguns testes de direção para checar se ele realmente atende suas necessidades e expectativas.

Defina um orçamento e o formato da compra

Para comprar o primeiro carro, o segredo é fazer um bom orçamento, mas dentro de uma realidade. Isso inclui olhar bem suas despesas atuais e analisar o quanto você pode gastar.

Portanto, comece identificando seus gastos mensais e onde eles podem ser reduzidos. Esse processo ajuda a evitar desperdícios e a se preparar melhor para imprevistos. É importante lembrar que, monitorar os gastos é uma prática recomendada para todos, não somente para quem deseja comprar um carro.

O próximo passo, é definir seu limite para efetuar a compra. É recomendável fazer o pagamento à vista para evitar juros. Todavia, sabemos que nem sempre isso é possível.

Por isso, se optar pelo financiamento, pense no valor da entrada, nas parcelas e outros custos como combustível, seguro, manutenção, IPVA, e licenciamento. Já em relação aos juros, esteja atento (a) às taxas de mercado. Faça uma pesquisa profunda dentre as opções disponíveis e procure as melhores ofertas.

Outra modalidade de compra disponível é o consórcio, que não deixa de ser uma forma de financiamento, porém, o parcelamento se diferencia  dos comuns que vemos no mercado.

Nele, um grupo de pessoas interessadas em adquirir um veículo se ‘juntam’ e pagam parcelas mensais durante um determinado período, definido pela administradora do consórcio, que periodicamente, realiza assembleias para sorteios, recebimento de lances e contemplação dos consorciados com o crédito contratado.

Geralmente, essas reuniões ocorrem mensalmente conforme previsto em contrato, permitindo aos consorciados participar regularmente dos sorteios para aumentar suas chances de contemplação.

Além do mais, sempre compare os preços, utilizando a Tabela Fipe para não pagar caro.

Comprar carro zero, seminovo ou usado?

Ao decidir comprar o primeiro carro, principalmente para quem não tem experiência em veículos, é comum surgirem algumas dúvidas. Provavelmente, você está ponderando se é mais vantajoso adquirir um veículo novo ou usado.

A seguir, oferecemos orientações sobre como fazer essa escolha, além de destacar as vantagens e desvantagens de cada opção!

Carro novo

Adquirir um carro zero quilômetro oferece benefícios como garantia de fábrica, condição impecável e atratividade do novo. Além disso, tem uma probabilidade menor de gastos com manutenção, procedência garantida, melhores condições de financiamento, possíveis descontos e maior facilidade na revenda.

Contudo, há uma desvantagem em relação a desvalorização logo após a compra, podendo perder até 15% do valor no primeiro ano.

Carro seminovo

Os carros seminovos são aqueles, de preferência único dono, com até três anos de uso e menos de 60 mil quilômetros rodados. Esta opção pode ser ideal para quem busca economizar sem abrir mão de um carro em boas condições.

Essa categoria lhe permite adquirir um modelo completo, bem equipado e por um preço mais acessível, sem a desvalorização do carro 0 km.

Geralmente, feirões de concessionárias oferecem oportunidades com boas condições de financiamento, garantia de manutenção e, em alguns casos, até garantia de fábrica.

Porém, uma desvantagem é a procedência e condições do veículo, que precisam ser verificadas cuidadosamente, além das condições de financiamento, que são menos flexíveis se comparadas aos carros novos.

Veículo usado

Os veículos usados são aqueles com mais de três anos e alta quilometragem. Embora sejam a alternativa mais econômica, é importante dar uma atenção especial na hora da compra, pois esses carros podem apresentar problemas mecânicos com mais frequência e não contam mais com a garantia de fábrica.

Mas, quando estiver em boas condições, um carro usado pode ser uma escolha vantajosa devido ao preço reduzido.

No entanto, fazer uma boa compra exige cuidado. Recomenda-se realizar uma pesquisa aprofundada antes de escolher um modelo, verificar minuciosamente a documentação e histórico de infrações, submeter o veículo a uma inspeção profissional antes de qualquer pagamento, considerar o custo das peças de reposição, especialmente para modelos fora de linha e sempre realizar um teste de direção antes de finalizar a compra.

Carro compacto, sedan ou SUV?

Na hora de comprar o primeiro carro, é ideal conhecer os modelos e fazer a escolha baseada nas características de cada um.

Temos aqui  opções: compacto, sedan ou SUV e vamos apresentar algumas características que diferem um do outro.

Compacto

Os carros compactos são conhecidos por serem mais baratos, menores, mais leves e econômicos. Além disso, os custos de manutenção desses veículos também são baixos.

No Brasil, são os chamados carros populares, devido ao ranking de emplacamento, onde esses modelos frequentemente aparecem entre os mais vendidos.

A preferência dos motoristas se deve, em parte, à praticidade de dirigibilidade , pois os carros compactos são mais fáceis de estacionar e manobrar em áreas urbanas e movimentadas.

Outro aspecto que tem ganhado destaque é a sustentabilidade, pois os veículos compactos emitem menos poluentes se comparados aos modelos maiores, causando, assim, um impacto ambiental menor.

Sedan

A principal característica de um veículo sedan é sua estrutura dividida em três seções distintas. Na parte frontal, sob o capô, está o compartimento do motor. O segundo volume, localizado no meio, é a cabine onde se acomodam o motorista e os passageiros. A terceira e última seção é a traseira, que abriga o porta-malas. Relativamente, torna-se um carro com bastante espaço, permitindo uma adoção mais confortável aos passageiros.

Além disso, um veículo sedan apresenta maior estabilidade na estrada, principalmente em rodovias, em que velocidades maiores são constantes, pois tem uma potência melhor, torque e cilindradas.

SUV

A categoria SUV – “Sport Utility Vehicle” – e “Veículo Utilitário Esportivo” -, em português, contém características dos automóveis de passeio com os utilitários esportivos.

Entre os principais atributos dos SUVs estão: espaço amplo, carroceria mais alta, maior capacidade de carga, posição de condução elevada e, em alguns modelos, tração nas quatro rodas.

Esses veículos têm se tornado cada vez mais populares devido ao conforto oferecido aos passageiros e, também, sua versatilidade e capacidade de enfrentar diversos tipos de terrenos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Posts Relacionados